sexta-feira, 13 de abril de 2012

Exoesqueleto Humano



Este equipamento foi criado por professores e alunos da Universidade de Tsukuba, na província de Ibaraki, Japão e desenvolvido pela cyberdyne (empresa japonesa). O mesmo, tem como finalidade atender  pessoas portadoras de algum tipo de problema motor ou muscular que impede ou dificulta a locomoção.
Todo movimento humano, inicia-se no cérebro, através de sinais nervosos que são enviados do mesmo para os músculos, proporcionando o movimento esperado. Alguns desses sinais são percebidos pela pele, por este motivo o equipamento é composto de  um traje que capta impulsos elétricos através da pele, os quais, são enviados do cérebro ao músculo. Em seguida, os impulsos são enviados para os motores que compõem o traje, permitindo assim, a realização do movimento.
Esse aparelho ainda está em processo de teste,  pesa aproximadamente 23 kg e funciona carregado por uma bateria, com duração de aproximadamente três horas.
Yoshiyuki Sankai, responsável pelo projeto, presidente e CEO da Cyberdyne, afirma:"enquanto a maioria dos países e empresas estão preocupados em armamento ou melhorias para as tecnologias já existente, o Japão concentra boa parte de seus esforços em melhorar a qualidade de vida daqueles que possuem alguma dificuldade de locomoção.
Isso, traz um desafio ainda maior, pois não basta construir uma máquina, é preciso entender as necessidades de cada indivíduo separadamente e desenvolver uma tecnologia que consiga atender ao maior número de pessoas possível".


Leia mais emhttp://www.tecmundo.com.br/9093-cyberdyne-faz-demonstracao-de-exoesqueleto-criado-para-ajudar-pessoas-com-problemas-motoroes.htm#ixzz1rz9fiWy7
 



3 comentários:

  1. É interessante para a sensação de quem não tem esses movimentos voltar a ver-se em pé - o que para nós passa desapercebido. Porém, e a questão de toda essa "parafernália"? Não é um incômodo? E como seria sair na rua, visto que uma pessoa com deficiência quer voltar a ter uma vida normal?

    ResponderExcluir
  2. Caro colega,
    Para começar, isso não é uma "parafernália", trata-se de um equipamento de alta tecnologia!!
    Quanto ao incômodo, acredito eu, que seria uma questão de adaptação ou hábito,já em se tratando de sair nas ruas, as mesmas, teriam que ser adequadas para receber pessoas que fariam uso deste equipamento.

    ResponderExcluir
  3. Essa sim é uma tecnologia muito útil, gostei muito, tema muito bem abordado, esta de parabéns minha amiga, espero que continue assim e voce conseguira alcancar todas as suas metas, sempre visando ajudar o seu próximo!

    ResponderExcluir